A Força do Origami

15-07-2015 21:20

Que a força esteja com o origami

Por João Céu e Silva, 28 abril 2015

O regresso da saga Guerra da Estrelas está a provocar o aparecimento de vários livros para os mais novos. Como o original herói Dwight que ensina a fazer em origami várias personagens e naves

"Não vi nenhum filme da Guerra das Estrelas mas sei quem é o Yoda, aquela coisa verde." Esta poderia ser a resposta de qualquer aluno português do sexto ano mas não é, antes faz parte dos diálogos do livro infantojuvenil do norte-americano Tom Angleberger: O Estranho Caso do Yoda de Origami.

Um livro que faz lembrar o Diário de Um Banana, de Jeff Kinney, porque tem histórias e um tipo de linguagem semelhantes, mas que vai mais longe ao juntar as grandes questões dos jovens nesta idade com a possibilidade de fazer origamis inspirados nas personagens e naves da saga Guerra das Estrelas.

Como? O personagem principal desta série de livros que agora começam a ser publicados em Portugal é Dwight - ou Capitão Dwight como gosta de ser chamado - um rapaz que tem muitas dúvidas até ao dia em que inventa um Yoda de origami e anda com ele espetado no dedo como se fosse uma marioneta. A partir desse momento, Dwight tem a vida muito mais facilitada porque o mestre Jedi da famosa série de George Lucas o ajuda a esclarecer dúvidas, ajudar os amigos, ter uma namorada e ainda a prever os problemas do futuro.

 

 

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN